• bg

grupo sonae

 

A Sonae é uma empresa de Retalho portuguesa (Sonae MC e Sonae SR), com parcerias nas áreas de Centros Comerciais (Sonae Sierra) e de Software e Sistemas de Informação, Media e Telecomunicações (Sonaecom). Com 40.000 colaboradores é o maior empregador privado em Portugal. A Sonae está listada na Euronext PSI-20, em Lisboa, com o código SON.

A Sonae foi criada em 1959, pelo empresário, banqueiro e mecenas, natural de Arouca, Afonso Pinto de Magalhães.

Atualmente a Sonae tem uma estrutura organizacional separada pelas diferentes áreas de negócio, onde estão inseridas as subholdings:

SonaeMC - Área do retalho alimentar, num conjunto de formatos diferentes: Continente (hipermercados), Continente Modelo (supermercados), Continente Bom Dia (supermercados de conveniência), Continente Ice (especialistas em ultracongelados), Meu Super (lojas de proximidade em franchising), Bom Bocado (restauração), Note! (livraria/papelaria/presentes) e Well's (parafarmácia).

SonaeSR - Área de retalho não-alimentar, nomeadamente desporto, vestuário e eletrónica, com as marcas SportZone (desporto), MO (têxtil) e Zippy (roupa e acessórios para criança), Worten (electrodomésticos, eletrónica de consumo e entretenimento) e Worten Mobile (telecomunicações móveis), Pet&Plants (artigos de jardim e animais de estimação).

Sonae Sierra - Especialista internacional em centros comerciais. Fundada em Portugal em 1989 é detida pela Sonae (Portugal) em 50% e pela Grosvenor (Reino Unido) em 50%. Actualmente a empresa opera em Portugal, Alemanha, Argélia, Azerbaijão, Brasil, China, Colômbia, Espanha, Grécia, Itália, Marrocos, Roménia, Rússia e Turquia. No total, a Sonae Sierra é proprietária de 47 centros comerciais com uma área bruta locável de 1,9 milhões de m2 e um valor de mercado de 5,9 mil milhões de euros.

Sonaecom - Parceria da Sonae na área das telecomunicações, software e sistemas de informação e media, que desenvolve um papel ativo na gestão integrada das áreas de negócio que lhe correspondem. Entre o universo de empresas da Sonaecom estão a NOS (telecomunicações), a BizDirect (comercialização de soluções de IT multi-marca), a Mainroad (serviços de disponibilidade e continuidade de negócios), a WeDo Technologies (software), e a Saphety (soluções de simplificação e automatização de processos). Na área de media, a Sonaecom detém ainda o jornal Público, diário de referência em Portugal.

SonaeRP - Criada em 2009, a Sonae Retail Properties está focada na gestão e desenvolvimento dos seus ativos imobiliários como forma de suporte aos objetivos de crescimento dos negócios de retalho da Sonae.

Gestão de Investimentos - Área de negócio responsável pelas fusões e aquisições. Do seu portefólio de negócios fazem parte a MDS, Cooper Gay e Herco (Seguros), a Geostar (agência de viagens, numa joint-venture com o Grupo RAR), e a Maxmat (bricolage, numa joint-venture com CRH).

Autonomizada desde 2007, existe também a Sonae Capital, presidida pela filha de Belmiro de Azevedo, Claúdia Azevedo, que possui três áreas de negócio:

Sonae Turismo - Desenvolvimento de negócios nas áreas de Resorts, Hotelaria e Fitness. Energia - Gestão de Centrais de cogeração e parques fotovoltaicos. Spred SGPS - Promove investimentos em refrigeração, AVAC e manutenção; energia e ambiente; e participações financeiras.

A Sonae tem recebido prémios e distinções em diversas áreas, tendo sido distinguida como uma das empresas mais éticas do mundo, como Master de Capital Humanoe com o ICSC Solal Marketing Awards.

Segundo a última edição do relatório Global Powers of Retailing, realizado pela Deloitte e a revista norte-americana Stores, a Sonae integra a lista das 250 maiores retalhistas do mundo, posicionando-se agora em 155.º, o que equivale a uma subida de 10 lugares face à classificação anterior. Em 2015, as principais marcas de retalho da Sonae foram distinguidas pelos portugueses como “Marcas de Confiança”, de acordo com o estudo internacional promovido pelo 15º ano consecutivo pelas Selecções do Readers Digest.

É a segunda empresa preferida pelos universitários portugueses para trabalhar, segundo um inquérito realizado pela Spark Agency e pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.A empresa foi distinguida pelo Kaizen Institute pela melhoria contínua: o Continente foi homenageado com a distinção “Embaixador Kaizen” pelo trabalho desenvolvido nas Operações de Loja, e a Worten foi a vencedora na categoria “Excelência em Qualidade” pelo projecto Gestão de Força de Vendas.

As marcas Sonae (Continente, Worten, Sport Zone, Wells e Zippy) foram as mais valorizadas pelos consumidores, na quarta edição dos Prémios Escolha do Consumidor.

Em Março de 2015, Belmiro de Azevedo anunciou a saída de chairman da Sonae. Paulo de Azevedo foi escolhido para chairman e CEO do grupo Sonae, repartindo a presidência da comissão executiva com Ângelo Paupério, que até aqui era vice-presidente da Sonae.