"10 DICAS PARA O VERÃO
MAIS SAUDÁVEL DE SEMPRE"
 

CHEGOU O VERÃO! MAS ISSO NÃO QUER DIZER QUE OS HÁBITOS
SAUDÁVEIS TIREM FÉRIAS, NEM QUE TENHA DE ABDICAR DAQUILO
DE QUE MAIS GOSTA, COMO APROVEITAR AS NOITES QUENTES
PARA JANTAR FORA OU COMER UM GELADO DE VEZ EM QUANDO.
SAIBA O QUE PODE FAZER PELA SUA SAÚDE NESTES DIAS DE PRAIA.

 

 

 

É tempo de praia, fato de banho, férias, churrascos com a família, jantares fora com os amigos. O verão chegou e sabe tão bem. Mas para conseguir tirar o maior proveito possível dos dias mais longos, é importante que tenha bons hábitos, que passam não só pela alimentação, como também pelos cuidados que tem com o sol ou pela forma como ocupa os seus tempos livres. Há pelo menos dez estratégias que pode adotar para se sentir sempre bem nesta estação, aproveitando ao mesmo tempo tudo aquilo que o verão tem para oferecer. Uma pista: não lhe vamos dizer que não pode comer gelados!

Tenha a garrafa de água sempre à mão
Quando está calor, o nosso corpo perde mais água e é muito importante repô-la ou pode acabar desidratado. Ingerir poucos líquidos não só é prejudicial para a sua saúde, como pode levar o ponteiro da balança a pender para o lado direito. Isto porque, muitas vezes, confundimos a sede com fome, o que nos leva a comer mais do que aquilo que precisamos. Beba, pelo menos, oito a nove copos de água por dia. Pode até adicionar algumas rodelas de pepino ou de limão para dar sabor - e um toque mais divertido - à sua água. E, mais importante, não espere até ficar com sede para beber água: este é um sinal de que pode estar desidratado.

Recheie a sua lancheira de boas opções
Quando o calor e a fome se conjugam, a primeira coisa que vem à cabeça são… gelados. Fazem parte do verão e não há qualquer problema em comer um de vez quando. Contudo, é fundamental que isso não substitua refeições equilibradas. Dê cor à sua lancheira com fruta - como a melancia, super hidratante -, aposte na fibra com os cereais integrais [LINKAR PARA ARTIGO DOS CEREAIS INTEGRAIS VS CEREAIS REFINADOS], comendo alimentos como pão integral ou quinoa, e troque as batatas fritas por um punhado de frutos secos, ricos em gorduras boas. Outras opções equilibradas passam por palitos de vegetais, húmus e saladas.

Cuidado com os sumos ou smoothies “saudáveis”!
Sim, é verdade que os sumos e os smoothies são uma ótima forma para se refrescar no verão. Mas nem todos são boas opções e deve evitar os que têm na sua lista de ingredientes alimentos como iogurte gelado, gelado ou até excesso de fruta, que lhes adicionam calorias desnecessárias. A melhor opção são mesmo os verdes, feitos com fruta e legumes. Deliciosos, mas com um teor de açúcar muito mais baixo.

Apanhe sol, mas com responsabilidade
Para garantir que tem os níveis adequados de vitamina D, é importante que exponha a sua pele, à luz do sol pelo menos dez minutos, duas a três vezes por semana. Contudo, não se esqueça: aplique sempre protetor solar com, no mínimo, FPS 50, para proteger a sua pele dos raios ultravioleta (UV) prejudiciais. O rosto também não deve ser negligenciado: mesmo que a sua maquilhagem já tenha proteção solar não significa que possa abdicar da aplicação do protetor.


 

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O VERÃO É A ALTURA PERFEITA PARA INICIAR UM HOBBY DO SEU
INTERESSE, COMO JARDINAGEM - QUE ALÉM DE LHE PERMITIR
ESTAR AO AR LIVRE TAMBÉM QUEIMA ALGUMAS CALORIAS 


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O cabelo também precisa de proteção
Não é só a pele que pode sofrer com as temperaturas mais elevadas. O cabelo pode ser outra “vítima” de agressões no verão: do calor, do sol e até do cloro da piscina. Como temos a certeza de que não quer chegar ao fim desta estação com uma cabeleira seca e sem brilho, há vários cuidados que pode adotar, como cortar as pontas antes e depois do verão, optar por um champô e condicionador mais hidratantes e aplicar um spray protetor contra os raios UV. Se possível, evite o uso de equipamentos que sujeitem o cabelo a altas temperaturas, como as pranchas alisadoras.

Dê folga ao ginásio…
…mas não ao exercício! Só porque está mais calor não significa que deva arrumar os seus ténis na sapateira. Aproveite o bom tempo para treinar ao ar livre. Nos dias mais quentes, opte por se exercitar ao nascer do dia ou ao final da tarde, quando as temperaturas estão mais amenas. E não se esqueça que uma ida à praia pode ser também uma oportunidade para se exercitar: nade, faça uma caminhada à beira-mar ou alinhe num jogo de raquetes ou de vólei.

Proteja-se de picadas indesejadas
Chega o calor e as noites quentes e chegam as melgas e mosquitos. Quem nunca passou uma noite a ser incomodado pelo zumbido de um destes animais ou acordou com marcas das suas picadas? E, claro, associado a isto vem sempre a terrível comichão. Opte por repelentes naturais, como a citronella, que além de o defenderem têm um agradável aroma a limão.

Faça da partilha à mesa uma regra
Quem é que não gosta de jantar com os amigos ou a família? O único problema é que muitas vezes acabamos por cometer alguns excessos alimentares. Para evitar que isso aconteça, coma um pequeno snack antes de sair de casa, como um iogurte ou uma peça de fruta. Assim, vai “acalmar” um bocadinho a fome e não se vai atirar às entradas e sobremesas. Outra dica extra: se o seu prato for uma dose bem servida, partilhe-a com outra pessoa, evitando comer até ficar muito cheio.

Durma bem
Por vezes, nas férias queremos tanto aproveitar cada minuto que acabamos por nos levantar cedo e deitar tarde. Mas dormir pelo menos sete horas por noite é muito importante para sentir-se bem e manter-se saudável. Encontre aqui algumas dicas alimentares para dormir melhor.

Reserve um tempo só para si
O verão é a altura perfeita para iniciar um hobby do seu interesse, como jardinagem - que além de lhe permitir estar ao ar livre também queima algumas calorias -, ténis ou ioga ou pilates. Pense naquilo que gosta de fazer e siga em frente!