"10 MATERIAIS PARA REUTILIZAR EM CASA"
 

EM PORTUGAL, TODOS OS ANOS SÃO PRODUZIDOS CERCA DE CINCO
MILHÕES DE TONELADAS DE RESÍDUOS. MUDAR ESTE CENÁRIO
É FUNDAMENTAL E DEPENDE DE TODOS NÓS. COMEÇAR
POR REUTILIZAR O QUE TEMOS EM CASA E ASSIM DESPERDIÇAR
MENOS, PODE SER UM BOM PRIMEIRO PASSO.

 

 

 

Um iogurte fora do prazo, a camisola que tem uma mancha de lixívia ou está rota, o telemóvel com o ecrã riscado, as embalagens vazias dos ovos ou do leite. Vai deitando tudo fora e, quando se apercebe, o saco do lixo já está cheio e pronto para ir para o contentor. Não é surpreendente, portanto, que por ano cada português produza cerca de 486 kg de lixo (uma média de 1,33 kg por dia). Tudo somado, em Portugal todos os anos são produzidos cerca de cinco milhões de toneladas de resíduos. Não tem noção do que significa isto? Nós ajudamos: equivale ao peso de três pontes Vasco da Gama, em Lisboa.
Mudar os nossos hábitos de consumo é fundamental para reduzir o desperdício. Não é por acaso que reutilizar está mais na moda do que nunca, tendo levado até ao nascimento de cada vez mais movimentos contra o desperdício - como o Zero Waste - e marcas eco-friendly, dedicadas inteiramente a aproveitar aquilo que já ninguém quer e a dar-lhes uma nova vida. Siga o exemplo e, da próxima vez que se dirigir ao caixote com “lixo” na mão, pense “há alguma coisa que eu possa fazer com isto?”. Vai poupar o ambiente e a sua carteira. Para ajudá-lo, deixamos-lhe algumas ideias para dar uma nova vida aos objetos!

Caixas de ovos - Se tem uma horta ou está a pensar ter uma - e não é preciso ter muito espaço, basta uma pequena varanda! -, as caixas de ovos vazias podem ser bastante úteis! Faça uma sementeira, enchendo cada buraco - ou até mesmo metades das cascas de ovos após utilização - com um bocadinho de terra e enterrando sementes de frutos e legumes que usa em casa. Quando as plantas rebentarem, pode enterrar a caixa de ovos diretamente na terra (se for de material biodegradável, claro). Pode também ser uma excelente paleta de tintas para os mais pequenos ou uma forma de organizar objetos pequenos, como botões, brincos, alfinetes.

Roupas que já não usa - Quantas vezes já lhe aconteceu comprar uma peça de roupa que adorou num ano, mas que no seguinte acaba por ficar esquecida no fundo do roupeiro? Deitar fora não é opção! Pode doá-la para que outras pessoas lhe dêem uso ou pôr mãos à obra e transformá-la, por exemplo, numa almofada para decorar o sofá, num boneco para os seus filhos, em pegas para o fogão ou até nos clássicos panos de limpeza. Quanto às meias, com alguma imaginação, dão excelentes fantoches!

 


..........
 

DECORE CAIXAS ANTIGAS DE CDS COM TECIDO, TINTA
OU PEQUENAS PEDRAS DECORATIVAS E TRANSFORME-OS
EM BASES PARA COPOS


..........


CDs - É impossível negar: os CDs caíram em desuso, mas com certeza ainda tem alguns algures arrumados. Em vez de os deitar fora, pegue no seu kit de trabalhos manuais e decore-os com tecido, tinta ou pequenas pedras decorativas e transforme-os em bases para copos super originais.

Sacos de plástico - Não é novidade que deve cortar ao máximo nos sacos de plástico, preferindo alternativas de papel ou pano. Contudo, é quase inevitável que tenha alguns em sua casa. Aproveite-os para futuras idas ao supermercado, tendo sempre um consigo na mala ou no carro, ou como sacos do lixo. No entanto, a versatilidade destes sacos vai mais além. Quando precisar de empacotar objetos, enrole os sacos e use-os para preencher os espaços dentro da caixa, prevenindo que alguma coisa se parta. Se vai de férias, pode também cobrir as suas plantas com um saco para mantê-las húmidas.

 

Frascos de vidros - Acabou a compota? Aproveite o frasco, por exemplo, para guardar a granola caseira ou como taça para sobremesas (experimente a nossa receita de Chia com Iogurte e Mix de Fruta). Ou então, use como frasco de frutos secos que pode andar sempre na sua mala. Outra hipótese é colocar os frascos na secretária como copos para lápis e canetas. Antes peça aos seus filhos para os pintar de forma original.



Frascos de vidros - Acabou a compota? Aproveite o frasco, por exemplo, para guardar a granola caseira ou como taça para sobremesas (experimente a nossa receita de Chia com Iogurte e Mix de Fruta). Ou então, use como frasco de frutos secos que pode andar sempre na sua mala. Outra hipótese é colocar os frascos na secretária como copos para lápis e canetas. Antes peça aos seus filhos para os pintar de forma original.

Folhas de papel - Qualquer folha de papel que tenha algum espaço em branco pode ser usada como folha de rascunho para tirar os apontamento que precisar. A mesma dica serve para os envelopes. E quando já não precisar mais deles, não se esqueça: recicle-os no ecoponto azul!

Elásticos - A sua roupa está sempre a cair dos cabides? Acabe com isso. Enrole um elástico em cada uma das pontas para evitar que as suas peças escorreguem sempre que as pendura. Se está grávida e as suas calças já não lhe servem, este pequeno objeto pode ser apenas o que precisa para evitar ter de comprar um par novo: prenda um elástico ao botão das calças, passe-o pela casa e prenda-o novamente ao botão. Assim “ganha” alguns centímetros!

 

..........
 

É ACONSELHÁVEL A TROCA DA ESCOVA DE DENTES DE TRÊS
EM TRÊS MESES. EM VEZ DE DEITAR AS VELHAS FORA USE-AS, POR EXEMPLO, COMO
PINCÉIS PARA AS PINTURAS DAS CRIANÇAS


..........
 

 

Escovas de dentes - É aconselhável a troca da escova de dentes de três em três meses. Isto significa que ao longo da nossa vida usamos muitas. Em vez de as deitar fora, use-as, por exemplo, para alcançar zonas mais difíceis na limpeza da casa ou como pincéis para as pinturas das crianças. Ah, e na hora da renovação, opte por escovas em bambu.

Caixas de sapatos - Precisa de organizar o seu armário? Recorra às caixas de sapatos e, em vez de as deitar fora, dê asas à criatividade e decore-as com papel de embrulho ou restos de tecido. Pode até colocar pequenas etiquetas que designem o que está no seu interior. Não só é mais barato como pode adaptá-las à decoração da sua casa. Também são óptimas opções para organizar os quartos dos mais pequenos.


 

Rolhas de cortiça - Para “etiquetar” as suas plantas, espete um pau de espetada ou um palito numa rolha de cortiça e escreva nela o nome da planta. Depois, basta colocá-la no vaso junto da planta. As rolhas são também uma excelente forma de manter hidratadas as suas plantas: triture-as numa liquidificadora até que se transformem em pedaços pequenos e espalhe-as na terra. Vão ajudar a reter a água no solo.