N.O.S. ESCOLA
UM ESPAÇO SINGULAR

 

JÁ CHEGOU A PORTUGAL A ESCOLA CRIADA PELA GURU BRASILEIRA ANNA
ELISA DE CASTRO. UMA ESCOLA MUITO ESPECIAL, ONDE O LEMA
É O ENRIQUECIMENTO PESSOAL ATRAVÉS DE UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL
- QUE É ALGO QUE, AQUI, VAI MUITO ALÉM DA ALIMENTAÇÃO.

 


  • bg
 

 

Natural, Orgânica e Saudável. São estes três conceitos que dão nome à N.O.S. Escola, a primeira escola especializada em saúde integral que além de falar de alimentação saudável aborda os temas  relacionamentos, espiritualidade, atividade física e profissão do Brasil, que já chegou a Portugal (está atualmente a decorrer o segundo curso e arrancará outro em outubro), com a parceria do Go Natural. Mas a N.O.S. é muito mais do que “apenas” uma escola de cozinha. Como o próprio lema advoga, a missão desta instituição “é ser fonte de conhecimento e transformar indivíduos em células propagadoras, conscientes de um estilo de vida saudável”.



..........
 

Ao longo de dez fins de semana, 45 professores lecionam áreas tão
distintas como administração de conflitos, musicoterapia, genética
e alimentação, saúde financeira, dietética vegana e ayurvédica,
sustentabilidade e raw food
.

..........


 

  O projeto nasceu pelas mãos de Anna Elisa de Castro, chefe de cozinha, health coach, escritora e apresentadora do programa “Papinhas e Comidinhas”, do GNT.

Desde 2007, depois de se formar na Institute for Integrative Nutrition e na Natural Gourmet Institute for Health & Culinary Arts, que Anna sonhava criar um espaço onde pudesse ensinar as pessoas a alimentarem-se melhor, em todos os sentidos: “Não só comerem o alimento propriamente dito, mas alimentarem-se de informações que transformassem e nutrissem o ser humano de forma integral.


Acredito que, ao mudar pequenos hábitos individuais, podemos juntos mudar o coletivo. Em todo lugar, observo que as pessoas querem e precisam falar sobre saúde. Você pode mudar a sua saúde como indivíduo e virar uma célula multiplicadora, ajudando e transformando outros à sua volta”.

Até porque, segundo Anna Elisa de Castro “podemos ter a alimentação mais saudável do mundo, mas se estivermos infelizes no trabalho e nas relações garanto que mais cedo ou mais tarde isso vai complicar a sua saúde de alguma forma”.

Cinco pilares fundamentais:
Com este conceito bem definido, em abril de 2016 nasceu a N.O.S. Escola, numa casa idílica, entre a montanha e o mar, no alto da Joatinga, no Rio de Janeiro, onde se advoga o tal estilo de vida de saúde integral no qual, além dos alimentos, somos nutridos também por relacionamentos saudáveis, atividade física regular, profissão que amamos e prática espiritual. Como forma de sistematizar isto, a N.O.S. Escola definiu cinco pilares fundamentais, nos quais assenta a sua existência:

Alimentação Saudável - Uma alimentação saudável, natural, equilibrada e nutritiva contribui para uma vida mais feliz e plena. Comer bem estimula ações positivas no corpo e no organismo, como mais disposição para atividades físicas, mais produtividade no trabalho e até melhor humor ao acordar.

Atividade Física - Este curso incentiva uma vida ativa e de responsabilidade com o próprio corpo, e acredita que qualquer tipo de movimentação física já traz benefícios incontestáveis para a saúde e bem-estar. Pode ser um passeio no parque ou meras atividades quotidianas, como subir e descer escadas.

Profissão - A profissão é um pilar importante para o bem-estar. Ainda assim, poucos se sentem realizados com o que fazem. Por isso, o curso promove a autoanálise e quer mostrar que mudanças e novas experiências são aconselháveis, desde que para promovam a felicidade de cada um de nós.

Relações - As relações harmoniosas - com a família, os amigos, os colegas de trabalho, as relações amorosas - contribuem para uma vida melhor e evitam situações de desgaste que elevam as energias negativas. A N.O.S. Escola acredita que este é um pilar para uma vida plenamente saudável.

Espiritualidade - Impulsionar um encontro com a espiritualidade é, também, estimular a capacidade de perdoar e se realizar em todos as áreas da vida, e por isso um dos objetivos deste curso, que recorre a terapias como o yoga e o mindfulness como auxílios neste processo.