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Começar bem o dia!



A primeira refeição do dia é muito importante para as crianças que estão na idade escolar e não deve ser desprezada. Como estão a crescer, o seu nível de actividade aumenta, por isso precisam de fontes de energia e proteínas na sua alimentação.
 
Dar o exemplo e tomar um pequeno-almoço à mesa todos juntos, durante cerca de 15 minutos logo de manhã, deve ser uma prática a cultivar. Está provado que as crianças que tomam um bom pequeno-almoço têm níveis mais elevados de vitaminas e minerais no seu organismo e estão mais bem nutridas, o que a ajuda à sua concentração nas aulas.
 
Os alimentos ricos em carboidratos complexos são conhecidos por transmitir energia suficiente para as crianças se manterem activas durante o dia. Estes são digeridos lentamente pelo organismo e por isso as crianças não sentem tanto a “fome” impulsiva, para além de serem mais nutritivos por terem vitaminas e fibras.
 
Um bom pequeno-almoço rico nestes carboidratos complexos, deve conter alimentos como cereais com leite, papas de aveia ou uma tosta integral, e se for possível alguma proteína magra como um ovo cozido, um iogurte natural acompanhado de uma fruta, como a banana (ou fruta da época) e frutos secos (nozes, amêndoas ou avelãs) ou granola. Será melhor recorrer a cereais sem açúcar e simples aos quais poderá sempre acrescentar bocadinhos de fruta para adoçar ou um pouco de mel, em vez de adicionar açúcar.
 
Acrescentar no início do dia algum tipo de gorduras monoinsaturadas (encontradas em alimentos como o azeite, óleo de amendoim, amêndoas e abacate) e polinsaturadas (encontradas em alimentos como os peixes gordos tipo salmão, sardinha e cavala) pode ser muito importantes para a dieta das crianças pois colaboram para uma aprendizagem mais activa. Lembre-se que alimentos ricos em proteína fará diferença nos níveis de energia dos seus filhos.
 
As crianças gostam sempre de algum tipo de snack, importantes para as manter energéticas e ao mesmo tempo concentradas. Prepare-lhes um lanche que contenha frutas e vegetais, como um iogurte com frutos secos ou umas cenouras cortadas em palitos, são uma boa opção. Em vez das sandes tradicionais de pão branco, opte por um wrap com o recheio de queijo, com algumas folhas de salada e feijões. 
 
Já em relação à bebida, insista para que bebam água ou sumos naturais logo pela manhã e durante o dia, em vez de refrigerantes. Estes estão carregados de açúcar, são “calorias vazias” e contribuem para o aumento das cáries. É recomendável que bebam entre 6 a 8 copos de água por dia para manterem os níveis aconselhados de hidratação.