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Almoços e snacks sustentáveis e saudáveis


Se o seu filho leva almoço de casa lembre-se que é mais fácil deixar tudo preparado na noite anterior. Será uma forma de não começar o seu dia numa correria, basta deixar tudo pronto e guardar no frigorífico. Deixamos-lhe umas ideias para se inspirar:
 
Para os almoços, pode utilizar sobras de couscous, arroz selvagem, massa para preparar boas e apetitosas saladas.
Fazer  sanduíche caseiras com um bom pão fresco de cereais e os ingredientes favoritos deles, prepare o recheio na noite anterior e faça-as logo de manhã.
Uma fatia de quiche com legumes frescos (como cenouras, pepino, pimento encarnado) cortados em palito acompanhados com um dip como húmus (uma pasta feita com grão de bico cozido e azeite) ou molho de iogurte e hortelã é outra boa opção.
No verão sopas frescas como gaspacho, sopa de curgete fria, sopa de beterraba sabem sempre bem e são uma opção muito saudável.
Para sobremesa fruta fresca, um iogurte simples com puré de fruta feito em casa ou gelatina.
 
Para lanches e snacks, lembre-se que estes têm que ser bons e ter um bom aspeto, tudo para que não se sintam tentados a comprar batatas fritas de pacote ou outros alimentos menos interessantes.
 
Fazer os próprios bolos e bolachas em casa, é uma forma de controlar o açúcar que comem. Hoje em dia há tantas opções de preparações de bolos que usam adoçantes naturais como mel, tâmaras entre outros, além que se o seu filho tiver intolerâncias ou for vegan é uma boa forma de controlar.
Barras de cereais ou granola, é outras das coisas que também pode fazer em casa e é algo que costumam adorar. Levar uma caixinha com frutos secos como amêndoas, avelãs é boa forma de saciar a fome.
 
Se tiver de preparar lanches e almoços para a escola, lembre-se que uma criança em idade escolar gera por regra, 30 kg de lixo por ano escolar, por isso é aconselhável usar materiais reutilizáveis, como uma lancheira, ou uma caixa de que gostem ou achem divertida para transportar os seus lanches. Tente reduzir ao mínimo o lixo, evite sacos de plástico, película aderente, papel de alumínio opte por guardanapos de pano e materiais que possam ser reutilizáveis, se não conseguir opte pelo menos por guardanapos de papel. Para água ou sumo utilize também uma garrafa que seja reutilizável (já se encontra à venda em grandes superfícies).
 
Aqui ficam algumas ideias para snacks saudáveis:

  • Sticks com queijo e pedaços de fruta (regue a fruta com um pouco de sumo de limão para se manter fresca e não escurecer).
  • Cenouras em palitos com um pouco de húmus (pasta cremosa de grão de bico cozido encontra-se à venda nos nosso supermercados).
  • Wrap com ovo cozido, tomate e uma folha de alface.
  • Sumos de fruta de natural (na Go Natural encontra umas garrafas de sumos naturais sem açúcar ideais para levar para escola).
  • Iogurte natural com fruta cortada e frutos secos ou granola.
  • Sandwich de pão integral, com húmus, abacate, folhas de alface ou rúcula e tomate cherry.