• bg

 

verão = hidratação
 

O dia 21 de Junho vem todos os anos acompanhado de uma mudança dos hábitos alimentares, nomeadamente na forma como comemos e nos relacionamos com as calorias. Por regra, precisamos de mais calorias quando o tempo está frio, para mantermos a temperatura no nosso corpo. No verão não há esta necessidade e por isso torna-se mais simples evitar os excessos de gordura e de quantidade.

Nesta altura do ano o nosso corpo pede-nos para hidratar e refeições mais leves, simples e de fácil digestão, como por exemplo, peixe em vez de carnes vermelhas e mais alimentos crus, como saladas, carpaccios, tártaros, ceviches, frutas frescas, vegetais e sumos verdes! Nas idas para a praia, incluir um sumo detox por dia variando as cores e os sabores é uma excelente opção; estes proporcionam não apenas energia, mas também micronutrientes e hidratação de forma saborosa. Incluir opções de sopas frescas também é uma boa ideia, já que além do interesse nutricional, são portáteis e fáceis de consumir.

Água é também essencial e quando sabemos que a água é o único alimento da roda dos alimentos que não apresenta calorias, ao bebermos mais diminuímos a concentração de outros nutrientes fornecedores de energia. Para quem a água é pouco atractiva, há soluções para a tornar mais apetecível seja através de infusões, tisanas ou mesmo águas aromatizadas, tipicamente chamadas de detox. Estas são cheias de cor, sabor e nutrientes que vão cumprir o seu papel nutricional e simultaneamente hidratar. Se quisermos potenciar o efeito diurético da nossa água aromatizada podemos acrescentar infusão de ervas, como a cavalinha ou hibisco.
 

Os nutrientes e antioxidantes que encontramos nas frutas e vegetais fortalecem as unhas e o cabelo. Conselho prático: o hibisco ajuda a manter o bronzeado e hidrata a pele.

 

Esta é uma altura perfeita para redefinirmos os nossos hábitos alimentares e mudarmos para uma alimentação mais saudável. Aliás, todas as épocas do ano têm os seus desafios e as suas benesses e por isso costumo dizer que nunca há uma fase ideal para iniciar um plano alimentar saudável!

Atrasar o início de uma dieta porque parece ser uma má altura não é uma boa política, e para mim o momento certo é sempre "o" agora!